top of page

SBPC Cultural apresenta Piano e Voz na Poesia de Mamão

O juiz-forano Armando Fernandes Aguiar, conhecido como Mamão – autor de composições como “Tristeza Pé no Chão”, popularizada na voz de Clara Nunes –, é o homenageado da atração desta quarta-feira, 21, na programação da SBPC Cultural. O sambista será celebrado em versão intimista pela dupla Victor Cassemiro (piano) e Alexandre Pereira (voz).

imagem_2021-07-21_143635.png

Sem inovação social não há inovação tecnológica

O pesquisador da Fiocruz, Carlos Gadelha, ministrou uma conferência durante a 73ª edição da Reunião Anual da SBPC. Com apresentação do também pesquisador da Fiocruz, Renato Cordeiro, Gadelha defendeu que os responsáveis pelas instâncias nacionais, estaduais e municipais do Brasil devem compreender que desenvolver um país não trata-se de investir somente em técnica, mas também de implementar um processo de mudança social.

prasesh-shiwakoti-lomash-wcs_b1nu6kg-unsplash-pesquisa.jpg

Efeitos da desindustrialização do Brasil são discutidos em painel da SBPC

O tema “Desindustrialização do Brasil” foi debatido no painel desta terça, 20, da 73ª Reunião Anual da SBPC na UFJF. O encontro virtual foi coordenado por Ignacio Delgado, professor da UFJF e atual Secretário de Desenvolvimento da Prefeitura de Juiz de Fora. Participaram também do debate: Renato Fonseca (CNI), Helena Lastres (UFRJ) e Clemente Ganz Lúcio (Centrais Sindicais).

industria-christopher-burns-8kfcr12oeum-unsplash.jpg

O reconhecimento do cientista de dados é tema de conferência da SBPC

“Nem Sempre Se Vê Mágica no Absurdo: Engenharia e Ciência de dados em um Estudo de Caso em Mineração de Opiniões” é a conferência integrante da programação do segundo dia da 73ª Reunião Anual da SBPC. O evento da tarde desta terça-feira (20) teve como conferencista Altigran Soares da Silva (UFAM) e mediação da docente da UFC e diretora da SBPC, Claudia Linhares Sales.

data science.png

A “Mentalidade Antártica” e o desenvolvimento da Ciência

A necessidade de se fomentar uma “Mentalidade Antártica” entre estudantes e pesquisadores brasileiros, bem como a importância da ciência desenvolvida no continente gelado, nortearam as discussões do painel on-line que tratou do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), nesta terça-feira, 20, na 73ª Reunião Anual da SBPC, sediada pela UFJF.

antarctica-1987579_640.jpg

Mesas da SBPC debatem laicidade do Estado brasileiro e empreendedorismo

Investigar as causas e os impactos da influência religiosa no Estado brasileiro. Esse é um dos objetivos da mesa-redonda “A laicidade do Estado vista pelas Ciências Humanas e Sociais”, parte da programação da 73ª Reunião Anual da SBPC, realizada em parceria com a UFJF. A mesa foi transmitida ao vivo pelo canal do Centro de Ciências da UFJF no YouTube. 

daniel-costa-ml2abqhm8yy-unsplash-e1626802318121.jpg

“É importante que o Brasil tenha soberania na criação de vacinas”

A programação da 73ª Reunião Anual da SBPC contou com uma mesa-redonda para debater e compartilhar a necessidade de novos estudos e vacinas mais eficazes contra a Covid-19 e as variantes encontradas no Brasil, Japão, índia, Reino Unido e África do Sul. O debate teve a mediação da professora da USP, Lucile Maria Floeter-Winter, e recebeu os pesquisadores Jorge Elias Kalil Filho (Incor), Ricardo Tostes Gazzinelli (UFMG) e Luciana Costa (UFRJ).

lab.png

A sonoridade única da banda Muamba é atração desta terça, 20, na SBPC Cultural

Em atuação desde 1995, a banda Muamba é destaque desta edição virtual da SBPC Cultural na terça-feira, 20, com o vídeo de um show especial apresentado pelo grupo no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), um dos equipamentos culturais da Pró-reitoria de Cultura da UFJF.

muamba.jpeg

O financiamento da ciência no centro do debate

A preocupação com a contínua restrição orçamentária à Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I) e à Educação deu o tom da cerimônia de abertura da 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento ocorreu neste domingo (18/7) de forma virtual, com transmissão pelo canal da SBPC no Youtube, dando início a uma intensa programação que se estenderá até o dia 24 de julho.

1358366-1-e1554487682125.jpg

Desindustrialização do Brasil é tema de painel da SBPC

O processo de desindustrialização do Brasil é um fenômeno que vem se acentuando nos últimos anos, demonstrando o enfraquecimento das indústrias nacionais frente às de outros países. Os impactos e consequências desse tema serão discutidos em painel inserido na programação de terça-feira, dia 20, da 73ª Reunião Anual da SBPC.

pexels-anamul-rezwan-1145434.jpg

Micrografias: imagens que encantam e ensinam

Representando a UFJF entre os conferencistas convidados para integrar a 73ª edição da Reunião Anual da SBPC, a pesquisadora Rossana Melo apresentou micrografias coletadas ao longo de anos de estudo em Biologia Molecular, demonstrou o teor artístico que permeia o processo científico e como, por meio da sensibilidade, é possível chamar a atenção de jovens e adultos para a importância da ciência.

eosinófilo.png

A universidade como farol civilizatório dentro e fora da pandemia

O reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Marcus David coordenou o painel sobre os desafios e os caminhos trilhados por universidades públicas em todo o Brasil durante o período da pandemia de Covid-19. O evento aconteceu na manhã de estreia da programação científica da 73ª edição da Reunião Anual da SBPC, o maior fórum da comunidade científica brasileira. 

35573779351_3502a96ee1_z.jpg

Epistemologia afrocentrada e os desafios para a ciência são tema
de mesa-redonda na SBPC

Com a participação dos pesquisadores Anna Maria Canavarro Benite, Bas’ilele Malomalo e Hilton Pereira da Silva e coordenada pelo Diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira, o encontro reuniu diálogos importantes sobre a interdição de pessoas negras na ciência, os estudos e saberes africanos e o impacto da Covid-19 em comunidades quilombolas.

epistemologia-afrocentrada-foto-unsplash.jpg

Emergência climática e educação ambiental são debatidos em mesa-redonda da SBPC

Coordenada por Angélica Cosenza, pesquisadora da UFJF e coordenadora do Grupo de Educação Ambiental (GEA), a mesa-redonda foi transmitida ao vivo na manhã desta segunda-feira (19) como parte da programação da 73ª Reunião Anual da SBPC. Foram convidados os pesquisadores Paulo Artaxo (USP), Michele Sato (UFMT) e Philippe Layrargues (UnB).

mudana-climtica-foto-unsplash-com_.jpg

“Não há direitos humanos sem liberdade, e não há liberdade sem direitos humanos”

Após quase 33 anos de sua promulgação, a Constituição Federal de outubro de 1988 ainda convive com contradições e paradoxos. O tema conduziu a discussão do Painel “Liberdade e Direitos Humanos”, transmitido na manhã desta segunda-feira, 19, no primeiro dia de atividades da 73ª Reunião Anual da SBPC. A edição, sediada pela UFJF, acontece totalmente on-line. 

direitos humanos.png

Mesa-redonda discute diplomacia da inovação

O secretário do Ministério das Relações Exteriores e atual responsável pela área de CT&I e Cooperação Técnica na Embaixada do Brasil em Berlim, Pedro Ivo da Silva, o professor do Instituto de Relações Internacionais da USP, Amâncio Jorge de Oliveira, e a professora do Departamento de Química da Ufscar, a paquistanesa Almas Taj Awan, foram os convidados da mesa-redonda “Diplomacia da Inovação: Oportunidades para o Brasil”.

united-nations-3760656_640.jpg

‘Samba na Intimidade’ apresenta pioneiros do gênero em Juiz de Fora

A atração desta segunda-feira, dia 19, na programação da SBPC Cultural é Samba na Intimidade, de Roger Resende. O vídeo reúne os seis episódios da primeira temporada da websérie homônima idealizada pelo cantor, compositor e violonista mineiro para resgatar a história de vida e a obra de compositores de samba em Juiz de Fora com atuação destacada nas décadas de 1940 e 1950.

whatsapp-image-2021-07-19-at-09-23-50-630x295.jpeg

SBPC Cultural apresenta atrações diversas e oficinas virtuais

Que tal assistir a uma apresentação musical ou teatral após uma jornada de produtivos debates e minicursos? Essa é a proposta da SBPC Cultural, uma programação de atrações que encerram cada dia de atividades da 74ª Reunião Anual da SBPC. Organizada pela Pró-reitoria de Cultura da UFJF, a programação está imperdível e poderá ser conferida no canal da SBPC no Youtube.

03-quark-cultura-300x300.png

SBPC Jovem e Família começa neste sábado com aposta na interatividade

O professor Elói Teixeira, coordenador do evento, destaca que o principal diferencial deste ano em relação à edição anterior é a possibilidade de interação nas oficinas que serão ministradas ao vivo. “Desta vez teremos a participação direta dos estudantes, crianças e adolescentes, nosso principal público”, assegura.

06-quark-jovem-e-famlia.png

Reitor da UFJF fará abertura oficial da 73ª Reunião Anual da SBPC no domingo, 18

A cerimônia de abertura começa às 18h30 e será transmitida pelo canal da SBPC no YouTube, com a participação do presidente da SBPC, Ildeu Moreira, do reitor da UFJF, Marcus David, e da prefeita municipal de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), além de representantes de entidades científicas e outras autoridades. O Coral da UFJF encerrará a noite.

33768290461_8afa5aa897_c.jpg

Os desafios da descolonização dos saberes científicos

Os caminhos e os desafios da descolonização científica serão temas abordados por pesquisadores de renome em mesa-redonda sediada na próxima segunda-feira, 19. O debate integra a SBPC Afro e Indígena e será ministrado pelo pesquisador e diretor de Ações Afirmativas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Julvan Moreira de Oliveira.

africa.png

Emergência climática coloca futuro em risco

Os desafios enfrentados pelo Brasil frente à emergência climática mundial e o impacto de políticas ambientais – ou o boicote das mesmas – serão discutidos por pesquisadores de referência nacional durante uma mesa-redonda do primeiro dia da 73ª Reunião Anual da SBPC. O debate será coordenado pela coordenadora do Grupo de Educação Ambiental (GEA) da UFJF, Angélica Cosenza.

crise climatica.png

Pelas lentes do microscópio: o elo entre arte e divulgação científica

Entre as belezas do corpo humano, a célula tem sua estrutura e seus mecanismos desvendados por meio de imagens capturadas ao longo dos 28 anos de pesquisa da professora da UFJF, Rossana Melo. A investigação da pesquisadora serão abordadas na palestra “Microscopia como forma de arte e de divulgação científica”.

celulas-rossana.png
bottom of page