Toda ciência é sobretudo humana
Em sintonia com o tema central da 73ª Reunião Anual da SBPC – “Todas as ciências são humanas e essenciais à sociedade” –, a mesa-redonda desta quinta-feira, 22, recebeu pesquisadores para debater a centralidade da ciência no Brasil a partir de diversas perspectivas interdisciplinares, observando o conhecimento como um importante instrumento social e considerando o atual contexto de desvalorização das produções científicas.
Aprendizagem em tempos de pandemia sob a ótica da ciência
Intitulada “Aprendizagem escolar na pandemia: Que contribuições a ciência pode dar?“, a mesa-redonda coordenada por Roberto Lent (UFRJ) ocorreu na manhã desta quinta-feira (22). O evento, com tradução em tempo real para Libras, contou com a participação das seguintes pesquisadoras: Elaine de Paulo da Paixão (SEEDUC/RJ), Maria Beatriz Martins Linhares (USP) e Marianne Rossi Stumpf (UFSC).
A “Década do Oceano” no Brasil
“Sem o oceano a gente não respira, não tem alimento, não tem recursos.” A afirmação é da pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Germana Barata, e reflete a discussão desenvolvida na mesa-redonda on-line “A década do oceano no Brasil”. O evento, realizado nesta quinta-feira, 22, faz parte da programação da 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), sediada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Questão mineral no Brasil e ações afirmativas na pós-graduação integram evento da SBPC
Com o boom das commodities minerais a partir dos anos 2000, o Brasil tornou-se um dos maiores exportadores de minerais. Entretanto, o setor sempre atuou às margens do debate público, deixando assim explícita a falta de análises em perspectivas interdisciplinares sobre o tema. O painel coordenado pelo professor da UFJF, Bruno Milanez, discute os impactos da atividade mineral no país.
Painel aborda como a inovação está aliada às demandas da sociedade
Com a mediação do Chefe-Geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, o painel integrado à 73ª Reunião Anual da SBPC promoveu o compartilhamento de ideias entre os palestrantes Guilherme Travassos, Ronan Damasco e Bruno Campos de Carvalho. O diálogo abordou temas ligados à evolução das tecnologias, o uso de dados, sustentabilidade e a inovação a partir das demandas da sociedade.
Espetáculo Cabaret dos Seres da Ribalta é mais uma atração da SBPC Cultural
Números de música, dança, palhaçaria e teatro de marionetes compõem o vídeo do projeto Cabaret dos Seres da Ribalta, que será a atração desta quinta-feira, 22, na programação da SBPC Cultural. O espetáculo é o primeiro projeto artístico realizado pelo Mare – Movimento Artístico Evolucionário, movimento de união de artistas de Juiz de Fora que surgiu no contexto da pandemia em 2020.
Conferência com Laurentino Gomes é destaque na SBPC
No seu quarto dia de atividades, a 73ª Reunião Anual da SBPC conta com a participação do escritor e jornalista Laurentino Gomes na conferência “O Legado da Escravidão e o Futuro do Brasil”. O evento será mediado pelo presidente da SBPC e docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ildeu de Castro Moreira. A transmissão ocorre na quinta-feira, 22, às 16h30, através do canal da SBPC no YouTube.
Conferência aborda políticas ambientais durante a pandemia
Ministrada por Bráulio Dias (UnB) e apresentada por Luciana Barbosa (UFPB), a conferência “O desmantelamento das políticas ambientais no brasil em cenários de pandemia da Covid 19” foi um espaço importante de reflexão sobre o comprometimento governamental com o meio ambiente e o futuro do país. O evento aconteceu nesta quarta-feira, 21, inserido na programação da 73ª Reunião Anual da SBPC.
Gripe espanhola: o presente nos motiva a olhar para o passado
Reunidas em uma mesa-redonda da 73ª edição da SBPC, quatro pesquisadoras de destaque nacional debateram sobre o que o presente nos ensina sobre o passado, abordando o conhecimento herdado da pandemia de Gripe Espanhola (mutação do vírus Influenza), a maior do Século XX e a mais mortal da história, vitimando cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a OMS.
“Não é eficiente mobilizar a academia sem um plano e sem estrutura de gestão”
O atraso do Brasil em relação à integração de setores voltados para ciência e tecnologia, a falta de um referencial interno na área e desafios de planejamento e gestão foram tema do painel on-line “Inovação e ecossistemas de empreendedorismo“, nesta quarta-feira, 21, durante a 73ª Reunião Anual da SBPC, sediada pela UFJF.
A ciência como instrumento para resolver questões ambientais
Fazer com que as ideias acadêmicas saiam dos laboratórios, gerem riqueza e solucionem questões importantes para o mundo. Este foi o principal recado passado pelo cientista e empreendedor brasileiro Javier Farago Escobar durante a conferência “Energia de biomassa de madeira: problema ou solução?”, apresentada nesta quarta-feira durante a 73ª Reunião Anual da SBPC, realizada em parceria com a UFJF.
Diante da ineficiência do Estado, populações indígenas atuam no combate à Covid-19
Diante do arrefecimento das políticas específicas de governo e Estado, diferentes povos indígenas, buscando prevenir a contaminação e combater a desinformação sobre a doença, adotaram medidas próprias nesse período. O assunto pautou o painel on-line realizado na manhã desta quarta-feira, 21, na 73ª Reunião Anual da SBPC, sediada pela UFJF.
A laicidade do Estado em debate
O debate entre a laicidade legal e real foi um dos principais temas discutidos na mesa-redonda “A laicidade do Estado vista pelas Ciências Humanas e Sociais”, coordenada pelo professor José Raimundo Maia Neto (UFMG). O debate traçou paralelos entre as motivações e impactos da influência religiosa no país, ampliando as discussões sobre um tema que atravessa a sociedade brasileira desde os tempos do Império.
SBCP Jovem promove divulgação científica de forma lúdica
Para além das discussões e palestras focadas em tratar assuntos em voga nos campos da pesquisa e das ciências, a programação da 73ª Reunião Anual da SBPC também traz, de forma lúdica, uma série de iniciativas voltadas para o público infantil e jovem por meio da SBPC Jovem e Família. As atividades acontecem até o próximo sábado, 24, nos períodos da manhã e da tarde.